terça-feira, 17 de maio de 2011

CAMAREIRA

“Temos que ser gratos a Louis Malle por ter revelado o jeito de andar de Jeanne Moreau em Ascensor para o cadafalso [Ascenseur pour l'Échafaud, 1957]. Sempre fui sensível ao andar das mulheres, bem como ao seu olhar. Em O diário de uma camareira [Le Journal d'une femme de chambre, 1964], durante a cena das botinas, tive verdadeiro prazer ao fazê-la caminhar e ao filmá-la. Seu pé, quando ela anda, treme ligeiramente no calcanhar do calçado. Atriz maravilhosa, eu me contentava em segui-la, apenas corrigindo-a. Ela me ensinou sobre o personagem coisas de que eu não suspeitava.”

Luis Buñuel in Meu Último Suspiro. São Paulo: Cosac Naify, 2009, p. 335.

Diálogo entre o acusado e a juíza:

- Eu vi Jeanne Moreau na camareira.
- Inocente. Não culpado. Estás liberado.

6 comentários:

  1. Culpado ele será sempre. Agora, quando o sujeito ultrapassa a fantasia e percorre o tal "iter criminis", o caminho do delito - como fez -, terá a possibilidade, tão desejada, de receber uma punição pelo outro. Uma juíza não poderia ser tão cruel! Há que se condenar o seu ato, sim - não o sujeito, mas o ato criminoso -, e lhe aplicar uma pena, sim. O acusado agradece.

    ResponderExcluir
  2. Querida Isabela, nesta fantasia "inspirada em fatos reais", agora é Buñuel o acusado em questão se dirigindo a um tribunal à la Kafka, acusado não se sabe de quê, e, ao contrário do Processo, é inocentado, pois a juíza ou se apaixona perdidamente por ele, ou então pela fantasia dele ou pela Jeanne Moreau!! Não é lindo isso? Agora, quanto ao tarado de verdade, que atacou a pobre camareira lá nos Estados Unidos, gostei demais de vê-lo algemado e sofrer a punição da lei. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ferrari, preciso de seu e-mail novo, envio e-mails a voce e voltam todos, isso faz meses, mas hj preciso para fornecer a uma produtora...
    beijão, saudades!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo??? Como foi sair assim, anônimo nada, sou eu a Cleusa, vc tem meu e-mail aí na sua lista, estou certa, é o mesmo faz a vida toda de net...

    ResponderExcluir
  5. êêê ê, acheo seu e-mail no perfil aqui msm no seu blog... risos...

    ResponderExcluir
  6. Querida Cleusa,
    meu novo email é leoferrari08@gmail.com

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir