domingo, 22 de maio de 2011

CRISTINA

Como é bonita Cristina Kirchner. Sempre que a vejo, fico emocionado. Não consigo escutar suas ideias, não consigo acompanhar suas palavras. Só consigo dizer sim, votar sim, fico hipnotizado por Cristina Kirchner. Em dois artigos brilhantes, um de Fernanda Zafari e o outro de Léo Gershmann, Zero Hora reflete hoje sobre o que diz o luto de Cristina. Seu marido morreu em outubro de 2010 e, desde então, ela nunca mais apareceu sem estar de preto. Fernanda esclarece que ao se vestir de luto, é como se ela mantivesse vivo o legado do marido, como se afirmasse que o “kirchnerismo” vive. Por outro lado, em se tratando de Argentina, há uma sombra sobre o Eu de Cristina que se chama Evita Perón, outra morta a continuar viva neste país. Parece que enquanto o Brasil não entra em trabalho de luto pelos seus mortos, a Argentina não consegue sair dele. Léo Gershmann analisa o apego dos argentinos à morte. Ele cita a piada genial sobre a mãe argentina de origem italiana que diz ao filho, na hora de comer: “coma, ou eu te mato”, à diferença da mãe argentina judia que consegue ir além da italiana: “coma, ou eu me mato”. Sensacional! Gershmann também diz que as próximas eleições de 23 de outubro possivelmente serão entre Cristina Kirchner contra Ricardo Alfonsin, filho do ex-presidente já morto Raúl Alfonsin. Ele termina assim seu artigo:

O próprio ex-presidente Juan Domingo Perón, morto faz quase 37 anos, é exemplo do culto à morte na Argentina – até suas mãos foram surrupiadas do corpo. Também houve o caso do embalsamamento e desaparecimento do corpo de Evita Perón, sua mulher e tida como uma santa popular. Já houve vários pedidos de exumação dos restos de San Martín, o herói da independência argentina, para saber se ele era filho de uma índia. Agora, Néstor e Raúl entram no rol dos mortos que vivem mais do que nunca, assim como o ídolo Carlos Gardel, que muitos dizem estar cantando “melhor a cada dia”.”

Fonte: Léo Gershmann in O Marketing da Morte, Zero Hora, 22/5/2011.

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